O ritmo – diário e a longo prazo – constrói um chão firme e caloroso para a criança crescer com confiança e alegria. Para a criança pequena é preciso ritos!
DIÁRIO:
Se olharmos para tudo que existe na natureza ao nosso redor, e na própria natureza humana, percebemos que tudo segue um ritmo: o dia e a noite, fases da lua, estações do ano… Para a criança pequena este ritmo está ligado às suas necessidades orgânicas e deve ser dado pelas pessoas que cuidam dela. Elas não estão prontas para muitas surpresas e situações excessivamente estimulantes.
Se quisermos crianças calmas, tranqüilas, confiantes e saudáveis temos que propiciar um ambiente adequado. Portanto o ritmo é imprescindível e zelamos por ele.
O Ritmo diário é definido na sequência de atividades diárias e é disposto de forma a proporcionar um movimento de contração (inspiração) e de expansão (expansão), como por exemplo: as crianças chegam e entram na sala, brincam dentro, arrumam, participam da roda rítmica, fazem o lanche, vão brincar fora da sala e antes de ir embora entram para ouvir uma história. Nessa sequência. Isso garante o equilíbrio e a tranquilidade para a criança e eles vão apreendendo os ritmos de forma orgânica.
SEMANAL:
A constância das atividades, realizadas em dias definidos da semana, afirmam e trazem a noção cíclica do tempo nas crianças. Quando elas percebem qual o lanche que está sendo preparado no dia, ligeiramente se ativam e percebem qual atividade vai acontecer. Se haverá um passeio, pintura, passeio no bosque, dentre outras tarefas corriqueiras.
MENSAL:
Neste período diariamente são repetidas a mesma roda rítmica, contada a mesma história ao fim do dia e músicas que compõem o tema desenvolvido são cantadas. Diversas atividades relacionadas ao tema também são preparadas e estas passam por muitas esferas. Como preparar a sala especialmente para o período, separando um canto onde é montada a mesa de época, onde eles contemplam elementos e fazem, sozinhos, as conexões com o que está sendo trabalhado pelo professor. Algumas épocas se encerram com a participação de toda a comunidade escolar. Como exemplo, durante a época da primavera, o jardim e canteiros são preparados. Todo o tema está relacionado com o frescor, cores e a alegria de ver os brotos ressurgindo. É um período de muita leveza… Culminando com uma festa onde toda a família participa, trabalhando no jardim, preparando arranjos, uma coroa de flores para a criança. Todos brincam de roda e partilham um lanche preparado por todos. Nem todas as épocas se encerram dessa forma. Algumas são mais recolhidas e outras são preparadas apenas momentos especiais com as crianças as quais chamamos de “festas internas”. Com o passar do tempo a criança vai percebendo quando se aproxima uma nova época.
ANUAL: No início do ano os professores fazem o planejamento das épocas e conteúdos a serem trabalhados ao longo do ano. Marcado pelas estações e festas cristãs também conservam um momento particular para cada criança: o aniversário ou o ingresso em alguma atividade para a qual ainda não estava pronta, como a aula de kântele. Estas datas, particulares, trazem consigo um brilho e um marco especial e são celebradas com entusiasmo por todas as crianças da turma. Fazer cinco anos e, a partir desse momento único na vida, ingressar nas aulas de música é uma conquista! Toda a espera para aquele momento valeu a pena e ficará guardado no coração de cada um.