Educação Infantil Waldorf

Escola Terra Cora
ENTRE EM CONTATO
Desde 2003

Levamos a educação a sério!

COMO É UM JARDIM DE INFÂNCIA WALDORF

A criança da primeira infância precisa estar em um ambiente acolhedor. Por esse motivo um jardim Waldorf se assemelha a uma casa! Uma casa que abraça, que proporciona memórias, tempo e espaço.
O que as crianças mais fazem é brincar. Brincar é tão sério para a criança quanto trabalhar é para o adulto. O brincar livre é parte importante e fundamental para o crescimento e desenvolvimento das crianças. Proporcionar a elas o brincar em contato com a natureza e sem a intervenção de adultos faz com que desenvolvam habilidades como empatia social, estímulo à imaginação, coordenação motora, raciocínio, tomada de decisões e conquista de autonomia. Como ponto central o brincar atua no desenvolvimento e na interação das crianças com o mundo! Há grande risco quando este brincar não é devidamente considerado na vida dos pequenos.

Mas o que é brincar livre? É puramente o brincar pelo próprio prazer da brincadeira, sem expectativas e descompromissado. Para tanto, é necessário Tempo! Tempo livre para projetar, imaginar, experimentar, começar e recomeçar; Pra fazer de novo e fazer de conta! Livre para pensar e agir com liberdade de escolha, de movimento, de ideias, de regras, conduzindo as ações e os conflitos no entorno.
No brincar livre a criança ainda experimenta arriscar-se, enfrenta desafiors, subindo em árvores, correndo, pulando, rodando, se escondendo! Arrisca ser o rei, o ladrão, a bruxa, a princesa, o homem bom e o mau… Avaliam seus riscos – brincando – e verdadeiramente são capazes de ajustar seus atos.

Outro ponto fundamental na primeira infância é a imitação. É através dela que a criança é educada. Ela precisa imitar o adulto para sentir-se gente e, por isso, este adulto precisa se autoeducar para que seja digno de ser imitado. Ela imita tanto movimentos e gestos
exteriores do adulto como também o gesto moral aprendendo, portanto, tudo sobre o social e moral do mundo através da observação dos adultos ao seu redor.
Por este motivo os professores de um Jardim de infância estão sempre trabalhando e a
criança percebe o prazer e a necessidade deste, tendo sua vontade de trabalho alimentada. O adulto não fica parado por conta da criança ou lhe criando entretenimentos, ele realiza trabalhos com finalidades e a criança se quiser pode ajudá-lo ou apenas observar e, então, utilizar-se deste conteúdo em suas próprias brincadeiras. No jardim ela terá contato com afazeres típicos que uma casa exige como: preparo do alimento, jardinagem, horta, trabalhos manuais, marcenaria, construção de brinquedos, trato de animais, etc.

Quer saber mais sobre a

Terra Cora?

Qual o tamanho das turmas?

Na Terra Cora as turmas são pequenas. No maternal são dez crianças por turma e no jardim até 15 em salas aconchegantes.

Como é o lanche?

O lanche é preparado diariamente com alimentos frescos e orgânicos. As crianças são envolvidas em seu preparo e este momento é uma importante prática pedagógica junto às crianças.

Qual a idade das crianças?

A escola recebe crianças de 01 a 06 anos. No maternal estão os bem pequenos de 01 a 03 anos. Quando estão prontos, mais maduros, passam para a turma do jardim onde permanecem até os 06 anos.

Pode levar lanche de casa?

Todos os dias as crianças levam uma fruta que é compartilhada com a turma na hora do lanche. Esta simples prática estimula uma alimentação variada, senso de coletivo entre outros benefícios.

Como agendar uma visita?

Através do botão de contato na página inicial você será direcionado a uma pessoa responsável que vai marcar uma visita à escola.

Nossa postura como professores de um Jardim de infância é:

“O que eu farei amanhã e como posso fazer para que as crianças vejam o mundo através de mim.”

As turmas são mistas pelo motivo de que aprendemos muito mais com a diversidade. Em um grupo de idades mistas as crianças convivem juntas como em uma grande família, o que é muito bom em nossa época onde já não se tem mais tantos irmãos ou primos. Nossa meta é formar um embasamento para futuras habilidades na vida e o melhor caminho para isto é levar a aprender através da diversidade. As crianças maiores tem a oportunidade de praticar a solidariedade e o respeito às capacidades das crianças menores as crianças menores, por sua vez, admiram os mais velhos, aprendem com eles e contam com a sua ajuda.

Nossos

Professores Waldorf