você conhece a

Pedagogia Waldorf?

Waldorf

A Pedagogia de Rudolf Steiner procura dar condições para que cada pessoa descubra seu potencial e se desenvolva superando os seus desafios e realizando seus talentos. A formação de pessoas livres, sensíveis e criativas acontece com base na autoeducação dos adultos com quem as crianças convivem. Pois, na primeira infância a criança é pura imitação. Por esse motivo o adulto precisa ser digno de ser imitado, cuidando do ambiente, cultivando em si valores de fraternidade e responsabilidade, consciência de grupo, alimentação saudável e uma relação respeitosa com a natureza humana e do ambiente.
A partir do estudo da antropologia humana Steiner firmou uma base ampliada e completa de uma educação que tende a responder às necessidades atuais e futuras da humanidade. Segundo ele uma sociedade só pode se configurar de forma sadia e adequada se considerar o ser humano em sua integralidade. Somente com este olhar é que podemos fazer desabrochar na criança, em seu futuro, capacidade de decidir sobre si mesma e fazer escolhas conscientes.
A Pedagogia Waldorf é fundamentanda pela Antroposofia, corrente filosófica-espiritual, denominada por Steiner como Ciência Espiritual. Ela procura responder às perguntas mais profundas do ser humano por meio da razão, considerando anseios espirituais e entendendo o homem uma síntese de todo Universo. A Antroposofia serviu de fundamento ainda para muitas outras áreas como: Agricultura, Terapêutica, Medicina e Farmacologia, Pedagogia Social, Artes, Arquiterura e Economia. Todas estas áreas levando em conta a integralidade do ser humano.

A primeira escola surgiu em um contexto bastante delicado, após a devastação da Alemanha com a Primeira Guerra Mundial. Emil Molt, dono da fábrica de fósforos Waldorf Astoria em Stuttgart, pediu a Rudolf Steiner que o ajudasse a organizar uma escola para os filhos de seus funcionários com base em seu entendimento sócio-antropológico da modernidade. Rapidamente a Pedagogia de Rudolf Steiner se difundiu pela Europa. Atualmente é a rede de educação que mais cresce no mundo. Apontada pela UNESCO em 1994 como a pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais, econômicas e de conflitos sociais.